Autores
					
											- 
							
								Pedro Wanderley
							
															
									Universidade Federal de Campina Grande
																	
																																		
- 
							
								Cláudio  de Souza Baptista
							
															
									Universidade Federal de Campina Grande
																	
																																		
- 
							
								Ronald Polanco Ribeiro
							
															
									Tribunal de Contas do Estado do Acre
																	
																																		
- 
							
								Anselmo Cardoso de Paiva
							
															
									Universidade Federal do Maranhão
																	
																																		
Resumo
					O trabalho apresenta uma solução de Business Intelligence voltada à construção de painéis de indicadores de desempenho (KPI) da educação básica, que, de forma interativa, fornecem informações do desempenho escolar dos municípios do estado do Acre. A metodologia consiste na escolha dos indicadores educacionais, na implantação do processo de extração-transformação-carga dos dados educacionais de diversas fontes, e na implementação dos indicadores em painéis de Business Intelligence. Por fim, realiza-se uma avaliação de usabilidade da ferramenta de BI. Conclui-se que a ferramenta proposta, através da simplificação das narrativas, facilita os processos decisórios de gestores e o entendimento do cidadão das políticas educacionais.
				
			
			
						
																																																																																
					
													Biografia do Autor
											
					
																		- 
								
																																							Pedro Wanderley,  Universidade Federal de Campina Grande 
																	 
									Aluno concluinte do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFCG. É pesquisador de Iniciação Científica no Laboratório de Sistemas de Informação da UFCG. 
 
- 
								
																																							Cláudio  de Souza Baptista,  Universidade Federal de Campina Grande 
																	 
									Ph.D. em Ciência da Computação pela University of Kent at CAnterbury, Inglaterra. Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. É Professor Titular do Departamento de Sistemas e Computação da Universidade Federal de Campina Grande, onde atua no Doutorado, Mestrado e Graduação e coordena o Laboratório de Sistemas de Informação. Pesquisador 2 do CNPq. 
 
- 
								
																																							Ronald Polanco Ribeiro,  Tribunal de Contas do Estado do Acre 
																	 
									Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Acre. Especialista  - MBA Executivo em Gestão Empresarial pela FGV. Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Acre. Tecnólogo em Tecnologia da Construção Civil – Modalidade Estradas e Topografia pela Universidade Federal do Acre. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre, onde exerce a Presidência no biênio 2021-2023. 
 
- 
								
																																							Anselmo Cardoso de Paiva,  Universidade Federal do Maranhão 
																	 
									Doutor em Informática pela PUC-RIO, Mestre em Engenharia Civil pela PUC-Rio, Engenheiro Civil pela Universidade Estadual do Maranhão. É professor Titular do Departamento de Informática da UFMA onde atua no Doutorado, Mestrado e Graduação e coordena o Núcleo de Computação Aplicada. Pesquisador 2 do CNPq.